domingo, 13 de julho de 2008

Reflectindo...


A construção deste webfolio de investigação educacional deu a conhecer aos visitantes os principais conteúdos explorados na unidade curricular de Investigação curricular do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta. Ao longo do presente ano lectivo (2007/08), mais concretamente no 2º semestre foram desenvolvidos conteúdos que clarificaram aspectos fundamentais a desenvolver numa investigação educacional, o que facilitará o desenvolvimento da tese de dissertação que tenciono efectivar no próximo ano lectivo.
No webfólio podem ser lidas e analisados pequenos textos que resultaram dos estudos, leituras e bibliografia consultada, não podendo esquecer que alguns resultaram das reflexões realizadas pelo grupo laranja e nas discussões realizadas na plataforma Moodle destinada aos mestrandos. Contudo, convém salientar que neste blog reflexivo apenas podem ser lidas pequenas reflexões ou excertos de referências que espelham as principais ideias retiradas do meu estudo na unidade curricular supracitada.
Este webfólio tornou-se num excelente instrumento de trabalho pois permitiu estruturar todo o meu percurso pela unidade curricular. Apesar de este instrumento apresentar grandes potencialidades instrutivas, pelo seu carácter organizativo, metódico e reflexivo, o mesmo exige uma disponibilidade de tempo a quem o constrói. Assim, esta foi sem dúvida a maior dificuldade sentida, mas com muito esforço e dedicação, acredito ter conseguido atingir os objectivos inicialmente traçados.
Apesar de ter anteriormente, no meu percurso profissional, explorado este tipo de instrumento, confesso que senti algumas dificuldades na construção deste blog, principalmente ao nível da formatação que considero um pouco complexa.
Em suma, todo o trabalho desenvolvido nesta unidade curricular proporcionou-me aprofundar temáticas relacionadas com a investigação educacional. Muitas dificuldades foram sentidas, mas com o estudo e esforço foram sendo dissipadas. O trabalho desenvolvido em grupo foi fundamental para a estruturação dos conteúdos, clarificando, com a ajuda dos colegas, as dúvidas e inquietações sentidas.

2 comentários:

Clara Barbosa disse...

Boa noite Nelson!

Desculpe, mas estou com alguma dificuldade em fazer uma análise comunicacional, analisando a peça que abaixo indico:
http://www.2010combateapobreza.pt/FicheirosUploads/ficheiros/PubFolhCartazes/Encarte.pdf

inspirada no esquema interrogativo clássico (Ghiglione & Matalon, 2005:183). Será que me pode ajudar. Preciso deste trabalho urgentemente.

Muito obrigado.

Altina disse...

Nelson,

Numa pesquisa encontrei o seu blogue.
Parabéns por este trabalho e pelo seu percusro académico e profissional. Quando vier a Braga, e se tiver uns minutos, gostava de saber de si ao vivo e a cores :))))

Felicito-o
Altina